08/06/2013 00:00

Associação José Marti - BS participa da 6ª Convenção Paulista de Solidariedade a Cuba.

Movimentos sociais paulistas realizaram, no dia 8 de junho, na Câmara Municipal de São Paulo, a 6ª Convenção Paulista de Solidariedade a Cuba.

De acordo com a presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP) e do Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes, este evento é importante porque explicita “o espírito solidário dos movimentos sociais paulistas”. O evento é realizado pelo Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba, integrado pela Associação Cultural José Martí que “joga um grande papel na solidariedade a Cuba", pelo Cebrapaz e outras organizações de solidariedade”, como ICAP, CTB, CUT, Levante Popular da Juventude, MST, MMM, UNE, UJS, entre outras que organizam o evento.

“Cuba tem um papel importante na integração soberana do continente. Cuba é um país irmão, de um povo digno e amigo. Esta é a importância [deste evento], para mostrar que juntos, somos mais fortes”.

Entre os temas abordados na convenção estadual estão a integração latino-americana, a luta pelo fechamento da Base Militar dos EUA em Guantânamo, a questão dos Cinco Patriotas, o bloqueio mantido pelos Estados Unidos ao país, a vinda dos médicos cubanos ao país e as brigadas de solidariedade. Houve também uma grande homenagem aos 160 anos de nascimento de José Marti. 

“Cuba é um exemplo muito vivo de êxito, de resistência na luta contra o colonialismo e imperialismo. Este país construiu de forma unitária um caminho soberano e foi extremamente exitoso. Cuba, durante todos esses anos tem sofrido um bloqueio criminoso, perverso, uma campanha ignóbil por parte dos EUA que não aceitam, que uma ilha tão pequena e tão perto do cento do imperialismo tenha conseguido se libertar e levar o seu povo à vitória do ponto de vista da justiça social, da educação, da saúde”, afirmou Socorro Gomes ao ressaltar a importância da solidariedade internacional à ilha caribenha.

Participação da José Martí - Baixada Santista

A Associação José Martí – BS esteve presente com  8 representantes, ente diretores e associados,  e auxiliou a organização da convenção participando da moderação da primeira mesa (cujo tema foi “A integração latino-americana, a luta pelo fechamento da Base Militar dos EUA em Guantânamo”)

—————

Voltar


Contato

Associação Cultural José Martí da Baixada Santista

Rua Joaquim Távora 217, Vila Matias
Santos-SP
11075-300


(13) 3307-1494 - das 14h as 18h