25/10/2015 16:42

Exposição“Vá para Cuba!” - fotos de Vitor Ribeiro



O Brasil vive um momento de polarizações políticas. Tornou-se comum ouvir nas manifestações o grito "Vá pra Cuba" quando alguém é identificado com um símbolo esquerdista. Vitor Ribeiro foi. E o que ele viu apresentou  na exposição "Vá para Cuba!" no Memorial da América Latina e o Consulado de Cuba.

As vinte fotos do repórter fotográfico Vitor Ribeiro foi parte do Dia da Cultura Cubana,comemorado em 20 de outubro na Ilha e em vários países. Este ano o Consulado Geral de Cuba programou para o Memorial, além da mostra fotográfica, uma breve apresentação de balé clássico (três bailarinos) e outra de dança folclórica (dois dançarinos) por parte do grupo Dança Cumbre.

Foi a primeira vez de Vitor Ribeiro em Cuba. Suas imagens refletem esse deslumbramento de noviço. "O brasileiro não conhece Cuba", diz, "tem muito mito, tem muito dogma, tanto da direita quanto
da esquerda. Se você se basear no que falam... Para mim, Cuba é uma Bahia mais organizada, sem violência, sem sujeira, em que as pessoas tem saúde e educação".

E são solidários. Ele conta que, ao chegar em um hotel repleto de turistas italianos, foi recebido por um típico carregador de malas. O homem percebeu que estava diante de pessoas que falavam
português e não italiano, como a maioria. O diálogo a seguir é revelador do ser
cubano:

-Eres brasileño? Perguntou o negro
forte após empunhar a mala de Vitor Ribeiro.

- Sou.

- Me encanta Brasil! Disse, após
depositar a mala no carrinho.

-É?

- Sí. Tengo una sobriña que ayuda a
su país.

- Como assim?

- Ella es un médica.

E sorriu antes da porta do elevador
se fechar diante de si.


—————

Voltar


Contato

Associação Cultural José Martí da Baixada Santista

Rua Joaquim Távora 217, Vila Matias
Santos-SP
11075-300


(13) 3307-1494 - das 14h as 18h