25/07/2015 17:26

Dia Nacional da Rebeldia Cubana



                                                                 

26 de julho, Dia Nacional da Rebeldia Cubana. Este dia é importante para a América Latina, uma data onde pessoas advindas do povo, ousaram lutar contra o poder estabelecido:"Assalto Quartel de Moncada"


VIVA O 26 DE JULHO

 

Liderados por Fidel Castro, promoveram o chamado "Assalto Quartel de Moncada" para derrubar a Ditadura Militar de Fulgencio Batista que era apoiado pelo Governo dos Estados Unidos, o ano é de 1953.

Em 1959,o povo cubano com a liderança de revolucionários, como Che Guevara, Fidel Castro, Camilo Cienfuegos, Célia Sanches e Raul Castro conseguiu derrubar a Ditadura Militar e instalar um regime de democracia popular, advindo dos bairros, locais de trabalho e estudo, o chamado socialismo.

Tal regime desenvolveu fortemente a ilha em áreas fundamentais reconhecidas no mundo todo,em especial educação, saúde, cultura, direitos sociais e trabalhistas, esportes e moradia, entre outros direitos. A Revolução erradicou o analfabetismo na área da educação e diversas doenças na área da saúde.

Neste dia temos como marca que toma os jornais alguns importantes assuntos. Entre eles para nós brasileiros o "Programa Mais Médicos" e para o mundo o Restabelecimento das Relações Diplomáticas com os Estados Unidos.

No "Programa Mais Médicos", setores elitistas da sociedade brasileira junto com a corporação de entidades representativas dos médicos e médicas, se colocaram radicalmente contra a vinda de médicos cubanos para o Brasil.

Lembramos que o programa abriu edital para brasileiros inicialmente e houve pouco interesse, visto que o trabalho é em setores onde faltam médicos, em periferias de diversas cidades e zonas rurais do país. O Brasil usando acordos de cooperação e convênios internacionais que assina, abriu edital para médicos estrangeiros e os cubanos foram os mais interessados.

Este país envia solidariamente médicos para o mundo todo, e para potencializar seu próprio sistema de saúde, promove convênios com diversos países para a prestação de serviços, sendo assim não só gera oportunidades internacionais de trabalho para os trabalhadores da saúde como consegue acessar investimentos e manter o espetacular sistema de saúde cubano.

Estes setores minoritários se colocaram de maneira preconceituosa e extremista contra os médicos, de racismo a agressões, promoveram no inicio do programa. Mas hoje estes setores terão que se calar, pois a alta qualidade da prestação de
serviços dos médicos cubanos, como o alto grau de humanização e ética ao cumprirem o horário, algo que a população reclama muito dos médicos brasileiros, os médicos cubanos hoje gozam de alto apoio popular, pois a população que antes não tinha estes serviços hoje tem em alguns locais, claro a saúde brasileira ainda tem muitos problemas, mas certamente não são os médicos cubanos o problema, ao contrário, na verdade os setores elitistas temem o bom exemplo dos médicos cubanos.

Cuba e Estados Unidos esta semana dia 20/07/2015, depois de 54 anos sem embaixadas em ambos os países, estas foram reabertas, gesto que caracteriza o restabelecimento de relações diplomáticas.

Apesar deste gesto, nós do Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba não temos ilusão com este gesto. Este é apenas uma mudança de tática visto que os Estados Unidos com a agressividade e 54 anos de ameaças a Cuba, saíram derrotados politicamente, visto a forte resistência do povo cubano e alto grau de apoio a Revolução Cubana e suas conquistas.

 Agora mudam a tática, tentando se colocarem como amigos da democracia e da paz, mas tentarão internamente convencer o povo de Cuba abandonar seu governo e restaurar o capitalismo na Ilha, algo que poderia jogar na lata do lixo as diversas conquistas sociais do povo cubano,mas temos a clareza que este povo é consciente, tem altos graus educacionais e não cederá a chantagens e manipulações, o que interessa a este povo é melhorar o grau de acesso a bens materiais, melhorar as condições de vida e isso pode ocorrer com o Fim do Bloqueio Econômico a Cuba, algo que ainda não ocorreu e tem resistência dentro do Congresso Estadunidense.

Viva Cuba, Viva a amizade do Povo Brasileiro com o Povo Cubano,

 Viva a revolução Cubana, Viva o 26 de julho !


—————

Voltar


Contato

Associação Cultural José Martí da Baixada Santista

Rua Joaquim Távora 217, Vila Matias
Santos-SP
11075-300


(13) 3307-1494 - das 14h as 18h