27/12/2014 07:55

Nota de Repúdio ao “Profissão Repórter- Especial em Cuba”


Não temos ilusão sobre a Rede Globo,e seus interesses escusos em retratar Cuba Socialista:Contrainformação."Profissão Repórter Especial em Cuba" é pseudo jornalismo a serviço da direita reacionária e rançosa.

 Apresentação do "Profissão Repórter Especial em Cuba"

 Titulo Original: Especial em Cuba
Gênero: Jornalismo
Produção: Rede Globo
Direção: Ali Kamel ' Silvia Faria
Apresentador: Caco Barcellos
Duração: 30 Minutos

 "O programa fez um convite a Carlos Bosch,jornalista e diretor de cinema indicado ao Oscar, para revisitar a ilha 20 anos depois da maior crise migratória da história cubana, conhecida como "crise dos
Balseros".

  Em 1994, mais de 30 mil cubanos fugiram de Cuba em botes improvisados, se lançando ao mar em arriscadas travessias rumo a Miami. O cineasta Carlos Bosch acompanhou a vida desses migrantes durante vários anos e assim produziu seu aclamado filme "Balseros".

 Muitas famílias nunca mais voltaram a se encontrar. E é atrás delas que o repórter Thiago Jock e o editor Caio Cavechini viajam para Cuba na companhia do cineasta espanhol."

 O programa traz também um relato das mudanças recentes na ditadura comunista, que vive uma pequena abertura econômica.

 Nos Estados Unidos, Caco Barcellos e Eliane Scardovelli buscam as histórias dos cubanos que chegaram ao país há 20 anos. E encontram também os cubanos que continuam a chegar fugidos da ilha de Fidel."

+++++++++++

 Não resta dúvida sobre o objetivo pseudo-jornalistico do documentário "Profissão Repórter Especial em Cuba": A velha propaganda do anticomunismo e a contrainformação.

Os tempos mudaram e as manifestações de "O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo" ecoados por todo o país nos meses de junho e julho demonstraram que os jovens sabem a quem interessa o jornalismo da emissora da família Marinho desde a Ditadura Civil Militar de 64.

 Reproduzimos Nota do Movimento
Paulista de Solidariedade a Cuba - sobre o programa Profissão Repórter da TV
Globo


Solidariedade a Cuba: Nota de repúdio contra TV Globo

 Nota de Repúdio 

 Em 16 de dezembro de 2014 foi ao ar uma matéria jornalística do programa global "Profissão Repórter", última deste ano. Teve por tema central as transformações que ocorreram em Cuba entre 1994 e 2014. No entanto, focou durante todo o programa a história dos dissidentes cubanos que saíram da Ilha durante o período de recessão, onde os impactos do bloqueio econômico foram mais latentes e Cuba não contava mais com apoio e auxílio da União Soviética. 

 Não temos ilusão sobre a Rede Globo, tampouco sobre seus interesses escusos em retratar uma Cuba opressora e ditadora, que transforma a vida de seu povo em um verdadeiro "inferno". Por isso não surpreendeu a reportagem tendenciosa reproduzida pelo "Profissão Repórter", com falas negativas sobre o regime político e com imagens de acolhimento e gratidão dos cubanos para com os Estados Unidos (EUA), o maior opressor que os cubanos já tiveram de enfrentar. 

 É de grande desonestidade não retratar a criatividade dos cubanos frente a suas necessidades, desde algumas das mais básicas até a diversos artigos altamente tecnológicos; bem apenas citar de forma sutil e sorrateira que essas dificuldades se dão por conta de um BLOQUEIO econômico, comercial e financeiro imposto pelo EUA - omitindo que este fato é o maior responsável pela precarização da vida dos cubanos. E que mesmo com limitações de tal envergadura conseguem garantir saúde, educação e
alimentação; mas, acima de tudo, garante uma democracia de fato, onde o povo decide e ajuda a construir o processo revolucionário. 

 Por este motivo repudiamos esta reportagem tendenciosa, que não buscou - como seu slogan jornalístico diz - "os dois lados da verdade"; mostrou apenas uma imagem falsa de dureza, pobreza e
falta de liberdade, como se, de fato, os cubanos fossem prisioneiros de seu país e, por isso, muito infelizes; como se o bloqueio criminoso imposto pelos EUA não fosse o grande responsável pela precarização em todas as esferas a que Cuba é submetida. Mas que mesmo sob tal peso os faz ser um povo forte, altivo,digno, alegre, hospitaleiro e generoso.

 Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba

Associação Cultural José Martí da Baixada Santista


.


—————

Voltar


Contato

Associação Cultural José Martí da Baixada Santista

Rua Joaquim Távora 217, Vila Matias
Santos-SP
11075-300


(13) 3307-1494 - das 14h as 18h